DESCRITIVO TÉCNICO – SUPRIMENTOS E PATRIMÔNIO

 

SUPRIMENTOS

COMPRAS, LICITAÇÕES E GERENCIAMENTO DE CONTRATOS

Este módulo se propõe à administração de bens no que tange ao preparo e controle das licitações e compras efetuadas pela administração, devendo manter integração e comunicação com os módulos de contabilidade, almoxarifado e patrimônio. 

 

Parametrização:

Possibilita a codificação dos itens de estoque, podendo-se montar um elenco de opções, a começar pela composição do próprio código dos itens e a forma de sua utilização, atendendo a todas as necessidades de uso local com maior ou menor grau de especificação.

Atende todas as exigências de classificação adotada pelo AUDESP (Auditoria Eletrônica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), propiciando que sejam emitidos os pedidos de compra (autorizações de fornecimento) já classificados por sub-elemento contábil, auxiliando assim na confecção do empenho, não gerando a necessidade de classificação manual do(s) processo(s) por parte do departamento de contabilidade.

Possui integração com os Módulos de Contabilidade e Tesouraria, Módulo de Controle de Licitações, Módulo de Patrimônio Público e Módulo de Almoxarifado, para que os mesmos tenham acesso aos dados de fornecedores, controlados e cadastrados por usuários do Módulo de Compras de Materiais e Serviços;

Disponibiliza consultas por processo, requisição de compra, objeto, fornecedor, empenho, unidade requisitante, unidade gestora, número de contrato, identificando cada fase do processo licitatório;

Os Cancelamentos, estornos (parciais ou totais) assim como suplementações das reservas orçamentárias ou dos empenhos vinculados às solicitações de compra ou aos processos de compras, feitos no módulo contábil, constam no módulo de compras, junto às informações do processo licitatório, ainda que tais alterações contábeis / orçamentárias não tenham sido provocadas por solicitações do Departamento de Licitações e compras ou feitas pelo módulo de compras.

 

Cadastramento: 

Permite o cadastro dos grupos, subgrupos, centros de custo, itens de estoque e fornecedores, órgão e unidade orçamentária, ou aproveitando os cadastros já existentes no almoxarifado e/ ou contabilidade. 

 

Fornecedores: 

Mantém o cadastro de fornecedores integrado e/ou compatível com os módulos de contabilidade, almoxarifado, com disponibilidade de informações para atendimento do coletor AUDESP.

Junto ao cadastro de fornecedores, o módulo possibilita o controle do registro cadastral, controlando cada item, subgrupo e grupo que o fornecedor estará apto para fornecer a esta entidade. Permite, ainda, fazer o controle dos documentos que comporão o registro cadastral, seus períodos de validade, alertando o operador do módulo quando um licitante possuir certidões com prazo de validade vencido. 

De acordo com a necessidade da entidade, o módulo dispõe de condições para guardar as imagens dos documentos entregues para a habilitação do fornecedor, para o melhor controle e localização das informações, uma vez registrada. 

Contém informações sobre os sócios da empresa e quais estão habilitados para assinatura dos contratos, e em consequência deverá emitir o CRC (Certificado de Registro Cadastral). 

Permite o cadastro dos fornecedores com a exportação de planilha de cadastro, através da internet (WEB – ou qualquer meio magnético), a qual o fornecedor interessado em ter seu registro na entidade o preencha e envie para a instituição que importa e efetua o registro automaticamente.

Atende a Instrução Normativa/MARE Nº 5, de 21/07/1995.

Mantém relacionamento dos Fornecedores com Ramos de Atividade, Grupo e Produtos, permitindo emissão de relatórios específicos de Fornecedores relacionados.

 

Destinatário do Item: 

Permite o cadastramento dos locais para entrega de material, que serão utilizados nas requisições. 

 

Modalidades de Licitações: 

Atende a todas as modalidades de compra elencadas na Lei 8.666 de 1993, o limite a ser adquirido por modalidade, com valores atualizados conforme consta na lei de licitações, e seus decretos, e também a modalidade pregão presencial disposta na lei 10.520 de 2002.

A numeração dos processos oriundos dos artigos 24 e 25 da Lei nº. 8666/93 tem sua numeração de modalidade parametrizável para atender às necessidades do Departamento de Licitações e Compras, que enumera de maneira sequencial, na ordem de ocorrência, as hipóteses previstas no artigo 26 da referida lei.

 

Fornecedor por Tipo de Item: 

Relacionam cada fornecedor, os produtos que ele vende, para facilitar a consulta e controle do Registro Cadastral de Fornecedores, como especificado acima no item fornecedor. 

 

Fornecedor por Grupo: 

Relacionam cada fornecedor os grupos que ele vende, para facilitar a consulta e controle do Registro Cadastral de Fornecedores, como especificado acima no item fornecedor. 

 

Fornecedores / Relatórios:

Estrutura do cadastro de fornecedores

Extrato simplificado do cadastro de fornecedores

Ficha completa do cadastro de fornecedores

Fornecedores por Ramos de Atividade.

Fornecedores por Grupo/Item relacionados.

 

Modalidade Dispensa ou Compra Direta e Inexigibilidade:

Proporciona a preparação e emissão dos pedidos de compra (autorizações de fornecimento) a favor de fornecedores cadastrados, utilizando o banco de dados dos itens cadastrados. 

 

Requisição de Compra na Web:

O aplicativo disponibiliza acesso via internet ou intranet para criação das requisições de compra, onde apenas os usuários previamente cadastrados poderão gerar as requisições dos seus respectivos setores. Estas requisições deverão estar disponíveis para posterior abertura dos processos de compra em tempo real sem a necessidade de se exportar ou importar arquivos. 

A partir da requisição de compra, proporciona condições para a geração e emissão do pedido de compra (autorização de fornecimento) sem necessidade de redigitar os itens, já selecionando automaticamente a divisão de itens comprados para os respectivos setores da entidade e consequentemente para as respectivas fichas de empenhos. 

 

Cotação de Preços:

O processo para abertura da cotação de preço inicia-se com a emissão da requisição de compra. 

As cartas propostas são montadas automaticamente pelo módulo a partir da utilização da requisição de compra, não havendo necessidade de redigitar os itens. Permite a escolha dentre os fornecedores cadastrados e aptos para compra, os proponentes que receberão as cartas propostas. 

Para a seleção dos fornecedores, conta com a facilidade de ter o cadastro de fornecedor / produtos com os tipos de produtos que cada fornecedor pode oferecer, podendo selecionar por grupo, itens ou todos. 

Como decorrência da preparação supra, emite-se carta proposta, a favor dos escolhidos (com todos os dados cadastrais). 

O aplicativo emite arquivo para gravação em meio magnético, de forma que possibilite a exportação e posterior importação das propostas comerciais sem que haja a necessidade de digitar os valores.

Após a recepção das propostas e a digitação ou importação dos valores, o módulo monta automaticamente os mapas demonstrativo sintético, analítico por item e comparativo, pré-selecionando os preços menores, para facilitar a escolha do vencedor.  A seleção de vencedor(es)  para a cotação, poderá ser feita de forma manual, automática, ou vencedor único. 

Encerrando esta fase e com base nos dados das propostas vencedoras, são automaticamente emitidos os pedidos de compra (autorizações de fornecimento) a favor dos vencedores.

Proporciona ainda a emissão de relatórios das Licitações Dispensáveis e Dispensadas, conforme legislação vigente.

 

Modalidade Convite:

O processo licitatório para abertura do convite inicia-se com a emissão da requisição de compra, solicitação de saldo à contabilidade e autorização para abertura de licitação. 

As cartas convites são montadas automaticamente pelo módulo a partir da utilização da requisição de compra, não havendo necessidade de redigitar os itens.

Permite a escolha dentre os fornecedores cadastrados e aptos a participar de certames licitatórios, os proponentes que receberão os editais e respectivos recibos de retirada do edital. 

Como decorrência da preparação do certame, emite a carta convite, a favor dos escolhidos com todos os dados cadastrais já com os respectivos recibos, possibilitando ainda a emissão de arquivo para gravação em meio magnético, facilitando assim a importação das propostas comerciais sem a necessidade de digitá-las.

Após a abertura das propostas e não havendo manifestação dos participantes em interpor recursos, o módulo emite o Termo de Renúncia. 

Após a recepção das propostas e a digitação ou importação dos valores, o módulo monta automaticamente os mapas demonstrativos sintético, analítico por item e comparativo, pré-selecionando os preços menores.  

O Mapa demonstrativo é facilmente exportado para um editor de planilhas.

Caso haja interposição de recursos, contra a licitação em questão, o módulo propicia o registro do recurso e se havendo ainda a necessidade de desclassificação de algum fornecedor, o módulo oferece um controle de forma que o mesmo não seja escolhido no ato do julgamento da licitação.

A seleção de vencedor(es)  para a licitação é feita por item,  automática, ou vencedor único. 

Após a escolha do vencedor (es), emite-se o parecer da comissão de licitação, e na sequência a Adjudicação / Homologação a favor do vencedor (es), e também da Capa do processo de Licitação com os dados a ela pertinentes. 

Encerrando esta fase do certame e com base nos dados das propostas vencedoras, são automaticamente emitidos os pedidos de compra (autorizações de fornecimento) a favor dos vencedores do processo licitatório.

 

Modalidade Tomada de Preços e Concorrência Pública:

Permite o preparo do certame em conformidade com os padrões estabelecidos pela entidade, inclusive com o resumo para a publicação com emissão do edital para mural e respectivo recibo. 

Partindo das requisições de compras, permite a montagem do edital aproveitando o que foi solicitado, sem necessidade de redigir os itens. A exemplo dos convites, após a recepção das propostas, são emitidos os mapas demonstrativos sintéticos, analíticos por item e comparativos, com pré-seleção por menor preço total e por itens, com emissão do termo de renúncia, parecer da comissão julgadora, Adjudicação / Homologação, pedidos de compra (autorizações de fornecimento) e capa da licitação.

Permite que a grade comparativa seja exportada para no mínimo um editor de planilhas.

Permite gerenciar toda a rotina de aditamento, supressão de preços, de quantidade e de período conforme Lei 8666/93 e suas alterações.

 

Registro de Preços:

Contempla com menus específicos, o controle e execução dos itens previamente apurados nas licitações, voltadas para esta finalidade. Controle de saldo remanescente da ata de registro de preço e relatório de pedidos de compra (autorizações de fornecimento) expedidos para cada ata de registro de preço.

Monta automaticamente a ata de registro preço relacionada ao fornecedor vencedor dos itens, sem a necessidade de redigitação dos itens ou o re-cadastro do fornecedor. O cadastro das atas de registro de preço contém:

Número da ata de registro de preço (informado pelo usuário)

Fornecedor (relacionado com o cadastro de fornecedores)

Itens registrados na ata (relacionado com o cadastro de materiais e com a requisição de compras)

Data de assinatura

Data de início da vigência

Data de vencimento

Gestor da ata de registro de preço

Disponibiliza ferramenta de alerta sobre vencimento de atas de registro de preços com 40 (quarenta) dias de antecedência

 

Modalidade Pregão (Formato Presencial):

Os pregões presenciais são montados automaticamente pelo módulo a partir da requisição de compra, não devendo necessitar a redigitação dos itens. 

Permite a aglomeração de itens em lotes.

O aplicativo emite arquivo para gravação em meio magnético, de forma que possibilite a exportação e posterior importação das propostas comerciais sem que haja a necessidade de digitar os valores.

Na abertura desta modalidade de licitação, adequada a legislação em vigor, Lei 10520/2002, possibilita estabelecer requisitos de adequação para intervalos de lances (em valores específicos ou em porcentagem), onde seja possível travar o os lances, para que o mesmo aceite ou não, os valores pré-definidos.

Possui recursos para a pré-classificação dos licitantes, respeitando o limite fixado em Lei.

Durante a etapa de lances, possibilita o controle de classificação dos licitantes lance a lance, reclassificando o licitante após cada lance efetuado.

O aplicativo contempla a lei complementar 123/2006 onde aplica automaticamente o critério de desempate técnico entre a empresa de grande porte e das micro e pequenas empresas, todos os licitantes credenciados como ME- EPP) deverão na etapa de lances, serem mostrados com destaque.

Em caso de declínio do licitante, durante a etapa de lances, o módulo emite alerta ao operador para que o mesmo confirme se realmente ocorreu o declínio.

Possui ainda condições de desertar itens ou o certame completo, desde que os valores apurados, ou por qualquer outro motivo, impossibilitem a homologação e adjudicação do certame.

Permite a emissão automática da ‘ATA DA SESSÃO PÚBLICA’, ou ainda a exportação da mesma em formato texto para edição de ocorrências durante a sessão. 

Permite a emissão dos pedidos, referentes ao certame, seja global ou parcial, para futuros controles da administração.

Possui ferramentas para reordenar os itens de acordo com a publicação do edital.

Todas as informações decorrentes da sessão do pregão (assim como nome de representantes, razão social, valores de propostas, lances, razões de recurso ou quaisquer outras informações constantes em ata) podem ser corrigidas pelo respectivo pregoeiro e equipe de apoio, sem a necessidade de autorização do Administrador do módulo, enquanto a sessão ainda não tenha sido encerrada.

 

Modalidade Pregão (Formato Eletrônico):

Permite que o pregão eletrônico feito em plataformas oficiais seja registrado no módulo. 

Ao registrar os fornecedores e itens que foram homologados na Ata Oficial, é possível a emissão dos pedidos de compra (autorizações de fornecimento).

Permite emissão dos seguintes relatórios:

Dados Cadastrais;

Atendimento ao Artigo 16 Lei Complementar 101/2000;

Carta Proposta de Licitações; (Analítico e Sintético)

Grade Comparativa Preços de Licitações; (Analítico e Sintético)

Emissão da autorização para abertura da licitação, com número das requisições de compras;

Emissão da solicitação de saldo à contabilidade e informação de saldo ao setor de compras

Emissão da capa do processo;

Emissão dos pedidos de compra (autorização de fornecimento) de Dispensa de Licitação;

Emissão dos pedidos de compra (autorização de fornecimento) resultantes de convite;

Emissão dos pedidos de compra (autorização de fornecimento) resultantes de tomada de preço;

Emissão dos pedidos de compra (autorização de fornecimento) resultantes de concorrência pública;

Emissão dos pedidos de compra (autorização de fornecimento) de compras diretas;

Emissão das cartas convite para todos os proponentes;

Emissão dos pedidos de compra (autorizações de fornecimento) parciais (para entrega parcelada);

Relação dos pedidos efetuados de cada fornecedor, analítica e sintética;

Consulta de licitações (em tela);

Consulta de pedidos de compra (autorizações de fornecimento) em tela;

Consulta de todas as compras efetuadas de cada fornecedor;

Relatório de todas as licitações realizadas no exercício, por intervalo de datas selecionadas;

Relatórios de todas as licitações realizadas nas modalidades de Tomada de Preços e Concorrência Pública, conforme exigido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo;

Relatório de todos os contratos realizados por período, conforme exigido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Relatório (analítico e sintético) de todos os pedidos de compra (autorizações de fornecimento) emitidos;

Permite ser exportado para csv relatórios como Mapa Demonstrativo de Preços, Carta Proposta para Licitação, Carta Proposta para Cotação, Registro de Preços, entre outros.

 

Obs: Os empenhos oriundos das compras / licitações são vinculados aos pedidos de compra (autorizações de fornecimento), sendo que, quando da reimpressão do pedido de compra (autorização de fornecimento), mostra o número do respectivo empenho se este já tiver sido emitido.

 

Gerenciamento de Contratos:

O módulo de compras gerencia também os contratos e permite e disponibilizar os seguintes dados:

 

Cadastro do Contrato:

  • Dados do contrato:
  • Número/ano do contrato
  • Objeto do Contrato
  • Empresa contratada (vinculada ao cadastro de fornecedores)
  • Gênero Contratual
  • Situação do Contrato
  • Início da vigência 
  • Identificação do documento que deu início à vigência (autorização de fornecimento ou ordem de serviço)
  • Data de Vencimento
  • Valor total do contrato
  • Garantia de contrato (com data, valor e vencimento), quando houver
  • Data, motivo e tipo de rescisão contratual
  • Identifica as requisições de compras que deram origem à licitação, e consequentemente, ao contrato
  • Identifica a modalidade que deu origem ao contrato
  • Identifica o processo que deu origem ao contrato
  • Identifica o número de todos os pedidos de compra (autorizações de fornecimento) oriundos do contrato
  • Identifica todas as notas de empenho oriundas do contrato
  • Identifica a dotação orçamentária de cada nota de empenho oriunda do contrato
  • Identifica os pagamentos já efetuados no contrato
  • Identifica a Diretoria Requisitante do objeto do contrato
  • Possibilidade de registrar os termos de aditamentos seja de valor, prazo ou ambos
  • Possibilidade de registrar os reajustes ao contrato
  • Disponibiliza ferramenta de alerta sobre vencimento de contratos com 40 (quarenta) dias de antecedência
  • Disponibiliza ferramenta de alerta sobre vencimento das garantias de contrato com 20 dias de antecedência

 

Do Prazo Vigência Contratual:

  • Identifica prazo previsto para a vigência do contrato
  • Data de assinatura do contrato
  • Data de início do prazo de vigência do contrato (no caso dos contratos que têm início de vigência a partir da data da sua assinatura)
  • Data de início do prazo de vigência do contrato (no caso dos contratos que tem início de vigência somente a partir da data da expedição da ordem serviço expedida pelo administrador)

 

Do Valor do Contrato:

  • Identifica valor total contratado
  • Identifica valor mensal contratado (no caso de contrato de prestação de serviços com valor mensal fixo)

 

Da Alteração Contratual:

  • Número do Aditamento
  • Finalidade do aditamento 
  • Data de assinatura do termo de aditamento
  • Justificativa para o aditamento
  • Valor do aditamento
  • Identificar prazo aditado

 

Dos Relatórios dos Contratos:

  • Rol dos Contratos
  • Pagamentos efetuados no Período
  • Contratos por situação 
  • Análise dos vencimentos
  • Contratos por fornecedor
  • Contratos por data de assinatura
  • Contratos por data de vencimento
  • Contratos por vencimento dentro de períodos específicos e por Secretaria Gestora do contrato
  • Contratos por objeto resumido
  • Contratos por gênero contratual
  • Contratos por departamento solicitante
  • Contratos por fornecedor, ano e Gênero Contratual
  • Contratos por fornecedor e modalidade de licitação

 

Obs: O módulo permite que sejam feitas alterações de “máscaras” (layout), ou de rotinas, de acordo com as necessidades do Departamento de Licitações e Compras, para melhor adequação dos procedimentos, em atendimento à legislação aplicável às licitações.

 

 ALMOXARIFADO

Este módulo tem por objetivo o gerenciamento dos bens e produtos em estoque, devendo possuir integração com o módulo de patrimônio, disponibilizando dados para incorporação de materiais discriminados como incorporáveis.

Possui integração com o módulo financeiro, módulo de compras e licitações e  com o módulo de frotas. O módulo permite o controle de vários almoxarifados em um único Almoxarifado Central, permitindo o controle individual (por almoxarifado), bem como o controle Geral (Almoxarifado Central):

Facilidades após a parametrização do módulo: possibilita a codificação dos itens de estoque, possuindo um enorme leque de opções, com no mínimo a composição do próprio código dos itens e a forma de sua utilização, atendendo todas as necessidades de uso local com maior ou menor grau de especificação.

Plano de Contas AUDESP: para o atendimento da AUDESP (Auditoria Eletrônica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), o módulo possibilita que seja emitido o balancete já classificado de acordo com as contas determinadas no plano de contas AUDESP.

Dos Requisitos de Cadastramento: permite o cadastro dos grupos, subgrupos, centros de custo, itens de estoque e fornecedores, órgão e unidade orçamentária, local, sub-local e posição de cada material, e ainda possibilitar o aproveitamento dos cadastros já existentes no módulo de Compras e Licitações.

Controle dos Produtos: As mercadorias ou produtos que sofrem controle de entradas, saídas, saldos físicos e financeiros possuem informações que possibilitam agilizar suas futuras movimentações tais como, Código do Material, Descrição Detalhada, Unidade de Medida, Código de Barras, Lote, Validade e Estoque Máximo, Mínimo, Médio e Atual.

O cadastro de produtos permite definir todos os materiais que são armazenados ou comprados. Permite, ainda, dentre suas características, os fatores de se controlar a movimentação do estoque, permitindo saber se tal item é material ou serviço, se o material é inventariável ou patrimoniável ou até mesmo ambos, contendo a informação de estoque mínimo, médio, máximo, atual e para reposição, as quais deverão ser repassadas na interface do módulo de Compras.

O módulo de Almoxarifado permite interface com o módulo de Patrimônio, para que os itens ora definidos como patrimoniáveis sejam importados pelo módulo de Patrimônio.

Dos Locais de entrega: o módulo permite o cadastramento dos locais para entrega do material, constantes nas requisições. 

O módulo proporciona ao usuário do aplicativo a criação de requisições de materiais em ambiente (Web). Onde, as informações digitadas alimentam o banco de dados da entidade em tempo real. Esta requisição possui controle de segurança, para que somente os usuários devidamente cadastrados com as devidas permissões a ele atribuídas possam gerá-las. Após a criação da requisição na página da instituição, o almoxarifado recebe simultaneamente em seu ambiente de trabalho a requisição gerada, para efetuar as devidas movimentações e atender às solicitações do setor requisitante. 

Dos requisitos para a Movimentação do Estoque: Para um melhor desempenho e dinamicidade, o módulo controla as permissões dos usuários separando-as por almoxarifado e por tipo de movimento. Com relação aos materiais, o módulo deverá proporcionar, quando de interesse da entidade, no ato da movimentação, seu devido local de armazenamento, bem como local, sub-local e posição, quando utilizados;

Possui mecanismos que possibilitam efetuar todas as movimentações através de leitura de código de barras, controle de lotes e emissão de nota de saída automática.

Possibilita integração com o módulo de Compras, para que no ato da movimentação seja informado o número do pedido e o módulo carregue automaticamente os itens e os seus respectivos valores oriundos de pedidos gerados pelo módulo de Compras.

Consumo direto: permite o registro dos bens cuja movimentação física não passa pelo almoxarifado, mas cujo registro se faz necessário.

Neste item são registradas simultaneamente as entradas e saídas físicas e financeiras dos materiais de consumo direto, não incidindo no custo médio do estoque do produto, mas atualizando o Custo Atual do Produto.

Disponibiliza as seguintes consultas:

Consulta a Estoque: visualização do histórico da movimentação do produto, na sua forma sintética: por almoxarifado e seu custo médio por período, por valor financeiro das saídas, tendo como base a informação do ano, e a apresentação acumulada por mês;

Consulta a Lotes de Materiais: na mesma forma que se apresenta a consulta ao estoque, apresenta os valores movimentados agrupados por lotes do período;

Consulta a Estoque por Localização: proporciona a consulta do estoque por localizações determinadas, bastando para isto informar a localização, para que a mesma apresente o saldo do local;

Consulta a Conta Corrente: permite a visualização do histórico da movimentação de um produto informado, identificando sua entrada, saída e seu saldo, ordenando sua apresentação por data de movimentação e tipo de movimento, como efetuada em sua movimentação;

Consulta a Demanda Reprimida: aponta todos os itens que foram atendidos parcialmente, agrupando por produto e apresentando a quantidade a atender e seu estoque no momento da consulta;

Consulta a Itens em Fase de Aquisição, bastando Informar o período que queremos visualizar os itens que foram adquiridos (comprados), apresentando as quantidades recebidas destes itens;

Consulta a Itens sem Movimentação, bastando informar o período a ser consultado,tendo como resultado a relação de itens que não sofreram movimentação durante tal período;

Consulta a Variação do Estoque: Visualização dos produtos os quais se encontram em ponto de pedido, quantidade acima do estoque máximo, médio e mínimo;

Permite requisição de materiais para pessoas físicas;

Possibilita a integração com o módulo de frotas, permitindo fazer gestão de controle de combustível e da frota de veículos, sem redigitação no módulo de almoxarifado. 

 

Relatórios: 

Cadastrais, produtos, podendo este ser impresso em sua forma sintética (código e Descrição), bem como na forma analítica (Catálogo de Produtos), Emissão de Etiquetas de Código de Barras;

Balancetes: Mensal Sintético e Analítico, Mensal AUDESP Sintético e Analítico;

Estoque de Produtos: por estoque máximo; por estoque mínimo; por produto; 

Movimentação: Conta Corrente; Itens por Fornecedor/Documentos; Média de Consumo; Média de Consumo Simplificada; Movimentação do estoque;

Relatório de Pedidos Entregues; Movimentação por Centro de Custo; Saídas por data e Requisição; Vencimento por Lote;

Todos os relatórios permitem exportação para txt, pdf e csv.

 

PATRIMÔNIO

A finalidade do módulo é o gerenciamento dos bens móveis e imóveis, através do cadastro, consultas, manutenções, movimentações e emissão de relatórios. Possui integração e comunicação com os módulos de compras e almoxarifado, e atender às solicitações exigidas pelos Tribunais Estaduais de Contas, principalmente aquelas para fins de atendimento ao Sistema AUDESP e às normas básicas do Controle Patrimonial de Órgãos Públicos conforme as seguintes características:

Manutenção do Cadastro dos Bens Patrimoniais: 

Tipo móvel

Número de patrimônio, data do cadastro, conservação, tipo de operação, natureza, descrição, características do bem, marca, número de série, número de lote de fabricação, modelo, unidade, local do patrimônio, fornecedor, número da nota fiscal, data da nota fiscal, valor de aquisição, valor atualizado, número da autorização de fornecimento, ano da autorização de fornecimento, número do empenho, ano do empenho, número do processo, ano do processo, número da solicitação de compras, ano da solicitação de compras, número de tombamento, data do tombamento, imagem do patrimônio, conta patrimonial de acordo com o Sistema AUDESP do TCESP e em caso de veículo, permite ainda o cadastro da placa, chassi e renavam;

Tipo imóvel

Data do cadastro, tipo de operação, descrição, data de tombamento, último proprietário, histórico, conta patrimonial de acordo com o Sistema AUDESP do TCESP, tipo de imóvel, uso, responsável, decreto, data de decreto, processo judicial, processo municipal, modo de aquisição, valor de aquisição, valor atualizado, data de aquisição, carta sentença, imissão de posse, número da planta, cartório, inscrição municipal, tabelião, escritura, livro e folha.

 

Consultas e Manutenção:

Possui filtro de bens patrimoniais pelos seguintes campos de pesquisa:

Número de patrimônio, natureza, descrição, unidade, local do patrimônio, tipo, número de série, número da nota fiscal, número da autorização de fornecimento, número do empenho, número da solicitação de compras;

 

Controle dos Demais Cadastros: 

Características da natureza do bem (descrição, tamanho, cor, capacidade, estrutura, conta patrimonial), marcas, cadastro de fornecedores (integrado com o módulo de Compras), responsável pelo patrimônio, tabelas de índices depreciação por grupos de bens ou individual, unidades, local do patrimônio, responsável pelo patrimônio, tipo de movimentação, conta patrimonial mediante parâmetros AUDESP, possibilitando a consulta e manutenção destes cadastros e efetuar atualização automática dos valores dos patrimônios, considerando os índices depreciação;

Permite movimentação do bem por tipo de movimentação previamente cadastrado; 

Possui rotinas de reavaliação, depreciação, baixa e incorporação de bens;

Possui  integração com a área orçamentário e contábil para registro automático da liquidação de despesas, da destinação, da depreciação e da reavaliação de bens;

Emite termo de responsabilidade;

 

Relatórios: 

De bem patrimonial por natureza contendo as seguintes informações: número do patrimônio, descrição, marca, número de série, valor de aquisição, fornecedor, nota fiscal, data da nota fiscal, unidade; 

De bem patrimonial por unidade contendo as seguintes informações: número do patrimônio, natureza, descrição, marca, número de série, valor de aquisição, fornecedor, nota fiscal, data da nota fiscal; 

Dos bens por conta patrimoniais (permite filtro por período entre datas de notas fiscais e data de cadastro), contendo as seguintes informações: nome da conta patrimonial, número do patrimônio, natureza, descrição, unidade, número da nota fiscal, data da nota fiscal, valor de aquisição com somatório final dos valores e quantidade dos bens;

Inventário analítico e sintético por conta patrimonial; 

Inventário analítico e sintético geral por unidade;

Movimentações dos bens (permite filtro por período), contendo as seguintes informações: número de patrimônio, natureza, descrição, marca, número de série, valor de aquisição, nota fiscal, data da nota fiscal, unidade, tipo de movimentação, descrição da movimentação, número do processo, ano do processo;

Baixa contendo número de patrimônio, unidade responsável, número de processo que autorizou a baixa, data da baixa, motivação da baixa e valor.